-
Arquitetos: Rizoma proyectos
- Área: 1836 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Llano fotografía
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Ferrinox, ILUMAX, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca, projetada por Rizoma proyectos, foi construída como parte do plano de criação de um corredor cultural no município de Tocancipá, Colômbia, localizado em uma região povoada pelos muiscas, reconhecida como uma das primeiras civilizações pré-hispânicas no país e entre os assentamentos mais antigos da América, cujos vestígios determinam a época em que os territórios foram ocupados 12.500 anos atrás.
O projeto busca afirmar a memória latente e deve resistir à mudança incessante de conhecimento, como as rochas fazem ao longo da história. Dois bares separados, como monolitos, orientados no eixo leste-oeste e unidos pelas escadas, contêm as salas de leitura, um auditório, sala de crianças, sala de informática, cafeteria e escritórios administrativos. O primeiro andar é disposto como um ponto de encontro, criando uma praça pública de acesso ao prédio e conexão com a comunidade. Uma grande janela de altura dupla captura a luz do norte, enquanto torna as atividades da biblioteca visíveis para a cidade, destacando a sala de leitura suspensa dentro do volume.
A Biblioteca foi construída em concreto com cor ocre, tonalidade alcançada graças a Rogelio Salmona e isso foi possível com as areias rochosas de Tocancipá. O volume da biblioteca de brinquedos é destacado em verde, em alusão à arquitetura popular. Os motivos da praça pública e os baixos-relevos do envelope são inspirados na composição de tecido do “cobertor de cacica”, como uma reivindicação da mulher Muisca, frequentemente ignorada pela história.